Faça o download do Guia para Pais – A criança e os dispositivos eletrônicos em PDF
Autora: Psic. Veruska Santos
A tecnologia transformou o mundo, nossos comportamentos e relacionamentos. Tal revolução trouxe em seu bojo facilidades e vantagens que são tão atraentes e poderosas que, muitas vezes, não conseguimos perceber as mudanças e problemas advindos desse uso cotidiano. Crianças e adolescentes, que pertencem à geração digital, cada vez mais precocemente, ingressam no mundo tecnológico.
Muitos pais, educadores e profissionais da área de saúde se perguntam sobre os impactos desse uso cada vez mais precoce de tecnologia na vida dessas crianças e das substituições que são feitas, principalmente na dimensão relacional, do humano pelo tecnológico. Mas, em contrapartida, uma parcela de pais, também nativos digitais, apresentam com orgulho a tecnologia muito precocemente para seus filhos e a usam como recurso entendendo ser uma poderosa ferramenta educativa e um preparação para um mundo cada vez mais tecnológico.
O que é mito e o que é verdade? E o que devemos levar em consideração em relação ao uso de tecnologia?
A primeira grande dúvida é em relação ao tempo de exposição às telas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o tempo deve ser:
Crianças com menos de 2 anos de idade Não devem ter nenhum acesso às telas digitais; |
Crianças entre 2 e 5 anos, devem ter no máximo, 1 hora por dia de exposição às mídias digitais. |
Entre 6 aos 12 anos de idade, limitar o tempo de uso das telas para, no máximo, duas horas por dia |
A partir dos 13 anos, os cuidadores devem orientar sobre o uso e conversar sobre as experiências no mundo digital e fora dele. |
Importante administrar para que esse tempo de exposição não seja noturno e, sempre evitar o uso antes de dormir. |
Orientações importantes para os pais:
- Os pais devem acompanhar e entender de que forma seus filhos usam a Internet. Quais são os jogos, aplicativos, sites que frequentam e outros dispositivos eletrônicos que usam para se distrair. Analisar se os mesmos são adequados ou não.
- Buscar um equilíbrio em termos de quantidade de horas investidas em estudo, atividades físicas e lazer buscando o uso consciente da tecnologia.
- Muito importante que os pais estimulem atividades realizadas ao ar livre assim como estimule a leitura em seus filhos.
- Crianças e adolescentes não devem utilizar tecnologia isolados em seus quartos.
- Os pais devem cuidar e preservar a higiene do sono privilegiando a quantidade de horas saudáveis de tempo de sono (8/9 horas).
- Muito cuidado com jogos online com múltiplos jogadores que possuem rankeamento. O poder aditivo desses jogos é enorme e as crianças e adolescentes tem muita dificuldade de deixar o jogo pois perdem posições no ranking e sair do jogo significa perder;
- Evitar telas durante as refeições;
- As senhas devem ser compartilhas e os pais devem acordar com os filhos que periodicamente acompanharão o que acontece no mundo digital.
- Conversem sobre a Internet, inclua na conversa diária de como foi o dia a parte digital. O que fez hoje na Internet?
- Estabeleça momentos sem tecnologia na família como passeios e conversas sem celulares por perto;
- Estabeleça regras para uso de Internet como dias e horários específicos assim como lugares apropriados e não apropriados para tal.
Leituras sobre uso abusivo de tecnologia:
- Dependência de Internet em Crianças e Adolescentes: Fatores de Risco, Avaliação e Tratamento por Kimberly S. Young, Cristiano Nabuco de Abreu. Editora Artmed
- Dependência de Internet por Daria J. Kuss, Halley M. Pontes. Editora Hogrefe.
- Dependência de Internet: Manual e Guia de Avaliação e Tratamento por Kimberly S. Young, Cristiano Nabuco de Abreu, Maria Adriana Veríssimo Veronese (Tradutor) Editora Artmed.
- Como lidar com Dependência Tecnológica por Cristiano Nabuco de Abreu; Dora Sampaio Góes; Igor Lins Lemos. Editora Hogrefe.
- Vivendo esse Mundo Digital: Impactos na Saúde, na Educação e nos Comportamentos Sociais por Cristiano Nabuco de Abreu , Evelyn Eisenstein. Editora Artmed
- TECNOLOGIA: UM AMOR QUASE PERFEITO por Vanina Cartaxo Editora Sinopsys.
- DESCONECTA – VENCENDO O USO PROBLEMÁTICO DE JOGOS ELETRÔNICOS por Igor Lins Lemos. Editora Sinopsys.
- O MENINO TECNOLÓGICO por Adriana Zanonato e Luíz Carlos Prado Editora Sinopsys.
Bibliografia:
- https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/adolescencia/saude-na-era-digital/
- Cartilha de uso inteligente da Tecnologia- Reconecte- Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos- Governo Federal, 2019.
- PORTO. Dorita. 10 ideias sobre conectividade. 2019.