Abenepi-Rio

Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins

Uso (abusivo?) de tecnologias digitais em crianças e adolescentes.

A partir de qual idade crianças podem fazer uso de tecnologias digitais? Existe um tempo ideal para crianças e adolescentes permanecerem conectadas?

Nos dias atuais as tecnologias digitais interferem amplamente a vida e os hábitos de crianças, adolescentes e, consequentemente, de suas famílias; e o seu mau uso pode causar efeitos muito danosos. Pesquisas neste tema demonstram que tempo demais em frente a uma tela corresponde a problemas escolares, como: notas baixas, desatenção, dificuldades em leitura, problemas no desenvolvimento de habilidades sociais, interferindo também em hábitos alimentares e de sono. 

 Um outro aspecto que merece toda atenção é o uso abusivo da tecnologia e de mídias sociais por parte dos pais e o impacto em relação a construção do relacionamento dos mesmos com seus filhos. Famílias, pais, profissionais da área da saúde, enfim, todos nós precisamos refletir sobre o uso adequado das tecnologias digitais e internet.

A nova versão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID 11 – consta a inclusão do uso abusivo de jogos eletrônicos na seção de transtornos que podem causar vício, entendendo-se que a dependência dos jogos eletrônicos passa a ser visto como doença. Ou seja, a melhor forma de tratar esse tema, em qualquer família, é prevenir a instalação de maus hábitos na rotina das crianças e adolescentes.    Pelo Comitê Científico de Psicologia                                               

Deixe um comentário